segunda-feira, 29 de junho de 2009

A Boa Forma


Nos anos 20 do século passado, a teoria da Gestalt analisava o contexto das formas e desvendava suas implicações em teses que permanecem até hoje elucidativas para a compreensão das partes ou do seu todo. Como diz Donis A. Dondis “...o pensamento gestaltista tem mais a oferecer além da mera relação entre fenômenos psicofísiológicos e expressão visual. Sua base teórica é a crença em que uma abordagem da compreensão e da análise de todos os sistemas exige que se reconheça que o sistema (ou objeto, acontecimento, etc) como um todo é formado por partes interatuantes, que podem ser isoladas e vistas como independentes, e depois reunidas no todo.” A procura pela boa forma é conhecida na psicologia da Gestalt como pregnância, ou seja a boa harmonia – equilíbrio, direção, pesos e medidas – e vendo as últimas coleções do SPFW e FashionRio, já esperava que, ainda sob o condicionamento das tendências internacionais, a maioria dos designers e marcas apresentaram coleções amadurecidas sob este ponto de vista; o que faz com que comercialmente sejam melhores aceitas. O que me pareceu ainda excelente, e endossando a fama dos designers brasileiros na área, foram as coleções de moda praia. Todas se resolvem tecnicamente, permitida pela intimidade que temos com o verão e o longo litoral da costa brasileira. Vale a pena revisitar as coleções e ver corpo e design em total harmonia.
Paola Robba
Água de Côco
Movimento
Cia Marítima
Lenny

domingo, 21 de junho de 2009

Opinião


Há coisas no entorno que é bom saber e ler...sobre prioridades, um domingo,os orientais...

sábado, 20 de junho de 2009

Moda & Arte


Alexander Koutny um sul-africano, formado pela Saint-Martin e que é muito bom.
Para ver clique aqui

Fashion & Art


Para uma boa fonte de inspiração...arte e moda...
Marga Weimans
Richard Jackson

sábado, 13 de junho de 2009

Sapatos


Para os aficionados em sapatos:
Divertido e informativo: Imelda
Belo: Louboutin
Lindo e nacional: Fernando Pires
Sex's: Manolo

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Entrevista


Um link para UM do Paulo Babboni. E deixem que digam, que pensem, que falem...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Ilustração em Moda


A ilustração está na moda! O blog da Lilian Pacce já percebeu...

domingo, 7 de junho de 2009

styling e a linguagem do image maker


Diz Constanza Pascolato em seu texto "...na próxima estação, entretanto, é a linguagem do styling que fala mais alto.O importante é a maneira como as roupas são combinadas entre si e com os acessórios, exatamente como aconteceu nas passarelas e nas ruas das capitais lançadoras de moda"...(Vogue 370- junho 2009). O Brasil, que está bem situado no universo da moda, tem em seu casting de profissionais excelentes stylists. Desde a extinta revista Moda Brasil dos anos 80, este captador e promotor da imagem tem nos ensinado a comprar, usar e produzir.

stylist


O stylist é um profissional que adota a postura de informar e conformar as peças de uma coleção. É ele quem vai "casar" os visuais, uma vez que as ofertas de produtos aumentaram e as necessidades de informações precisam ser organizadas. Este tipo de profissional surgiu há pouco tempo na moda, uma vez que a figura central única do estilista que ditava a moda acabou e uma equipe e ou grupos passaram a ser os construtores do setor de vestuário. O stylist trabalha na produção dos catálogos e revistas, junto aos fotógrafos e até mesmo na finalização de uma coleção, tamanha amplidão de sua necessidade. Alguns trabalham a imagem de artistas e celebridades, em shows, e outros aos profissionais do cotidiano e assim o círculo dinâmico da moda se amplia.